sábado, 30 de maio de 2020

“A esperança é uma arma poderosa que nenhum poder no mundo pode tirá-la da gente”

Aquiles Barreto - Entrevista / por Zélder Reis


1-O QUE MOTIVOU SUA CANDIDATURA A PREFEITO CF?


Acho que na infância todo garoto sempre sonhou em ser jogador de futebol. Já, eu, sempre disse que um dia queria ser prefeito de Cabo Frio. Era um sonho que eu nutria muito vendo o exemplo do meu pai, ele era meu espelho, sempre envolvido na política de transformação com ideais. Ele era pouco de costura e articulação, mas forte de ideais. E isso foi a minha primeira motivação. Quando meu pai faleceu, em 2010, eu acabei ocupando a função dele na coordenação da campanha de Lindberg para senador, e logo depois me elegi vereador, e com isso a motivação foi aumentando. Era uma possibilidade que eu via de fazer algo a mais pela nossa cidade, tendo como exemplo os ideais do meu pai.




3-COMO FAZER CF UMA CIDADE SUPERAVITÁRIA, ASSIM COMO, POR EXEMPLO, MARICA?

Com responsabilidade e gestão. Em 2018 eu estive dois meses e 10 dias à frente da Prefeitura de Cabo Frio como prefeito interino. Os servidores ainda estavam com salários atrasados. Alguns prédios públicos estavam com energia cortada por falta de pagamento. Ainda existiam dívidas de anos anteriores. E em pouco tempo conseguimos reverter toda essa situação elegendo prioridades, com isso colocamos o salário dos servidores em dia, pagamos mais uma parte dos benefícios que estavam em atraso desde 2016, reduzimos o valor da dívida que o governo tinha com servidores ativos, aposentados e pensionistas, e ainda conseguimos desenvolver várias ações importantes: concluímos a obra de duas escolas (Escola Municipal de Educação Infantil Professor João Trajano Bandeira Caixeiro e Escola Municipal Professor José Francisco da Silveira Júnior, ambas no Minha Casa Minha Vida); reabrimos a sala de vacinas e curativos do Posto de Saúde Dr. Paulo Silva, em Unamar, que estava fechado há dois meses; disponibilizamos exames de eletroencefalograma no Hospital de Tamoios; abrimos o novo setor de fisioterapia oncológica no Centro de Reabilitação em São Cristóvão passando a receber pacientes com câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS); recuperamos o convênio para construção da praça do PAC na Reserva do Peró que havia sido suspenso em 2016; reformamos a brinquedoteca de todos os CRAS da cidade e ainda inauguramos a nova sede do CRAS de Tamoios; demos início à pavimentação da Rua Orlando Bragança, em Tamoios, que recebeu uma série de outras melhorias como instalações de esgoto com caixa ralo, caixa de passagem e o desentupimento das redes; concluímos a reforma da Fonte do Itajuru que recebeu limpeza, poda de árvores, manutenção na iluminação, restauração de áreas de alvenaria e pinturas de postes e muros; implantamos rampa de acessibilidade no canteiro central em frente à delegacia; fizemos a sinalização vertical e horizontal das ruas de Tamoios, e também da Avenida Wilson Mendes entre muitas outras ações.




4-COMO FOMENTAR O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DE CF SEM RECURSOS E SEM DESTRUIR O MEIO AMBIENTE?

Com parcerias, exatamente como já fizemos no meu mandato como prefeito interino. Junto com a Prolagos trabalhamos o despertar da importância do consumo consciente nas crianças com peças de teatro para alunos da rede municipal. Em parceria com a Comsercaf, colocamos uma embarcação de oito metros para fazer a coleta de lixos e resíduos em locais que sofrem com os detritos deixados indevidamente pelo comércio, indústria pesqueira, embarcações e banhistas, como o Canal do Itajuru e entorno da Ilha do Japonês. Com a “Seja Digital”, entidade responsável pela migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, distribuímos kits conversor para a população de baixa renda da cidade inscritos em programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social, entre outros. Nem tudo precisa ser feito com recurso próprio. Precisamos explorar mais a questão das parcerias.




5-OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA E CONTRATADOS QUEREM SABER O PREFEITO AQUILES VAI PAGAR EM DIA?

Como já falei, com gestão e responsabilidade, tudo é possível. E não é conversa fiada porque já fiz isso antes: peguei uma cidade com as contas prejudicadas, e em pouco mais de dois meses os salários já estavam todos em dia e a cidade funcionando. Sou administrador de empresas por formação, e isso me ajudou muito a gerenciar e administrar a crise financeira que Cabo Frio vivia no momento em que assumi o governo interinamente em 2018. E tenho certeza de que não será diferente agora.





6-MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO: COMO MELHORAR DE FORMA INCLUSIVA CALÇADAS, CICLOVIA, ÔNIBUS, TAXI E SIMILARES, E VOLTAR A TER A PASSAGEM DE R$1,00? 
Investindo em informação. E quando digo informação quero dizer trabalhar a conscientização dentro das escolas para formarmos novos cidadãos, investir em sinalização vertical e horizontal, criar ações educativas, colocar a mão na massa, como já fizemos, instalando rampas de acessibilidade...


7-GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL: QUAIS AÇÕES? CRIARIA A RENDA BÁSICA ASSIM COMO MARICA?

Durante minha passagem como prefeito interino, em 2018, conseguimos fazer duas coisas que acho que foram muito legais para a cidade. A gente já tinha a Casa do Empreendedor, mas nós ampliamos os serviços oferecidos para pessoas jurídicas colocando em prática o sistema do Regin para as empresas de baixo risco, agilizando sua formalização e dando início ao processo de democratização para abertura e encerramento de empresas no município. A outra foi uma reunião com representantes de associações e empresários locais para apresentarmos um projeto de instalação de um Polo Industrial em Tamoios. Pelo nosso projeto, uma área de 30 mil metros quadrados seria destinada para a instalação de empresas do setor de fabricação de móveis, por exemplo. O plano era instalar seis empresas com 5 mil metros quadrados para cada uma. Nós demos início ao projeto, que acabou parando no governo atual, mas precisa ser retomado o quanto antes. Cabo Frio não tem mais condições de viver dos royalties. Precisamos fazer como São Pedro fez: atrair empresas e indústrias para nossa cidade se quisermos retomar nosso crescimento, nosso desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para nossa população, sem que as pessoas dependam da máquina pública.





8-O TURISMO, HOTELARIA E SERVIÇO EMPREGAM MUITO, MAS COMO GARANTIR ESTES EMPREGOS NA BAIXA TEMPORADA? COMO MANTER EM ATIVIDADE A INFRAESTRUTURA DAS EMPRESAS? 

A gente ouve muito falar que Cabo Frio é uma cidade turística, mas quem vive mesmo de turismo sabe que ainda somos uma típica cidade de veraneio. Todos os nossos grandes eventos são sempre pensados para a alta temporada, quando a cidade sequer precisa disso para atrair turistas, porque quem vem pra Cabo Frio no verão não vem em busca de grandes eventos, vem em busca de praia. Podemos até ter um grande evento no verão, mas não fazer disso uma regra. Para transformarmos Cabo Frio nunca cidade turística de verdade temos, primeiro, que investir no resgate de todos os nossos pontos turísticos. Como já disse, em 2018, quando passei pela Prefeitura de Cabo Frio, fizemos um trabalho de restauração da Fonte do Itajuru, que estava fechada há anos, e talvez seja o mais importante marco histórico e cultural da nossa cidade. Acredito que poucas pessoas saibam o que aquele ponto significa pra história de Cabo Frio. Também temos que investir em atrativos durante todo o ano, trazer eventos esportivos, atrações culturais, retomar antigos festivais como o Curta Cabo Frio que foi um marco no calendário de eventos da cidade por 10 anos. Também é preciso investir na capacitação constante de todo o setor. E tudo isso é um trabalho que pode, e deve ser feito em parceria com todo o trade turístico.




9-CULTURA: UM CALENDÁRIO CULTURAL E DE EVENTOS PODEM CRIAR EMPREGOS, RENDA E FOMENTAR A ECONOMIA NA BAIXA TEMPORADA?
Com certeza. Foi o que acabei de falar. Me lembro que quando criei o Curta Cabo Frio junto com Miguel Alencar, lá em 2007, a gente tinha muito isso em mente: transformar o festival num grande evento cultural capaz de movimentar não apenas a cultura da cidade, mas de atrair pessoas de várias partes do país, fomentando também nosso turismo na baixa temporada, tendo em vista que o evento era realizado no mês de setembro. Acho que cultura e turismo devem ser trabalhados juntos, sempre.


22-PT E LULA: QUAL O TAMANHO DO LEGADO E O MAIOR DESAFIO EM 2020? 

Eu costumo dizer que quem faz o partido são as pessoas que estão à frente dele. Pra mim está muito claro que muitas pessoas que passaram pelo PT erraram, e precisam mesmo pagar por esses erros. Mas isso não é um problema que aconteceu somente no PT: praticamente todos os partidos, em algum momento, tiveram algum membro, em algum lugar do país, que se envolveu em algo errado. Mas também não podemos deixar de olhar para as coisas que foram positivas, que foram muitas, e importantes. É inegável que entre 2003 e 2010 o Brasil viveu um período de avanços espetaculares na luta contra a desigualdade. Em 2002, portanto antes do PT, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias medido pelo PIB em dólar, segundo dados do Banco Mundial e FMI. Logo no ano seguinte subimos para a 7ª posição, ultrapassando a França. A nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, que era de 0,649 no início dos anos 2000, chegou a 0,755 no governo do PT. Outro ponto positivo importante foi que o PT assumiu o governo com a inflação em 12,53% e entregou a 5,90%. Tivemos os programas Fome Zero e Primeiro Emprego, a criação do PIBID e do SiSU, assim como a implementação do ProUni e a reformulação e ampliação do FIES e do Enem. O PT teve muitos erros? Teve. Mas é inegável que ele também muitos e importantes Acertos.




23-MENSAGEM AOS CABOFRIENSES:

Tem uma frase que uma vez ouvi e acho que é muito oportuna para o momento: “a esperança é uma arma poderosa que nenhum poder no mundo pode tirá-la da gente”. Quando a gente se deixa levar pelos problemas, pelas dificuldades, pelo desânimo, sempre haverá alguém que vai se aproveitar dessa nossa fraqueza, e aí, aquilo que já está ruim, pode ficar ainda pior. Então, o momento é vencer esse desânimo que tem tomado conta da gente, politicamente falando. O momento é de estarmos ainda mais firmes e fortes, mostrando que temos força para lutar por aquilo que queremos e que acreditamos.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

DE OLHOS ARREGALADOS


De olhos arregalados   por Sylvio Neto - Fotos Jorge Ferreira

Jorge Ferreira e sua navalha que rouba almas , fura os olhos, grita e redesenha as ruas, pessoas e todas as cousas - Ele, sua fotografia e máquina fotográfica

E tá lá
A moça de máscara
E segue ainda o moço
E todos na rua cheia - quisera vazia
E tá na moda, o design, as cores
Cores dos dissabores

E caminha o casal de mãos dadas a máscara do Brasil
sem máscara, desmascarado
Segue o trem cheio de absurdos
E a comida?
"Acabou porra, acabou"

É o grito depois do "E Daí?"
Não tem mantra, será que vai ter manta pra todo mundo?

Ou Deixa Morrer De Frio, vai ser o hino, que emoldurará o mote, quanto menor a população de velhos, menor o deficit da previdência?

Segue o trem
Segue o ônibus
O carinha de moto com máscara de carinha e capacete na mão
A senhora, na fila do banco, desmascara o sistema sem máscara

Qual é mesmo seu nome?
O senhor não tem máscara?
Não, mas tenho fome

quinta-feira, 28 de maio de 2020

As Flores de plástico não morrem



As Flores de plástico não morrem - por Sylvio Neto

Ah! querida minha, amor meu - vida de minha vida amada de meu viver...Ah! quanto e quanto e quanto queria, beijar teus lábios em abraço terno e apertado após louvar-te com flores, mas, amada, infelizmente ,segue esta destruição que avança arruinando toda a vida e beleza de nossa Terra...

Não há mais flores no mundo e sequer há o que comer...Não mais se encontra o verde e o azul no horizonte...Segue tudo em tons e cores de fogo, fumaça, poeira e cinza...

Minha força vem de meu amor por você...E há dias que não encontro nada para comer.

Segui teimosamente, da maneira que pude - e bem sabes, que já não ando bem das pernas, desde que, a praga começou a comê-la, desde os artelhos até o tornozelo - até aquela casa bonita e triste, que fica naquele bairro chique, que nós costumávamos passear – enamorados...Aquela que tinha um grande e colorido jardim de flores mortas feitas de material plástico reciclado – aquele jardim por quem tu tanto chorava...triste com a sua representação inanimada...

Foi lá, querida minha, amor meu – vida de minha vida amada de meu viver – que colhi estas flores, pois apenas lá consegui o que já não mais existe – estavam entre os escombros do que já foi belo e admirado – o engraçado é, que as pedras são imortais mas as obras que elas compõe e constrói, não resistem em beleza, forma e harmonia – ao fim do mundo.
Ah! querida minha, amor meu - vida de minha vida amada de meu viver...Rastejando, chegarei até onde estás a repousar – tua última morada - teu túmulo onde haverei de depositar estas flores, que colhi e de descansar a teu lado – As flores de plástico não morrem...

domingo, 24 de maio de 2020

A narração sem sentido!



O Papa Francisco 54º dia mundial das comunicações: “Desejo dedicar a mensagem deste ano ao tema Narração, pois para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas.”

Ai ligo a tv e vejo o Dom Orani falando por 30 minutos, sita o Papa, sita o CVII, o evangelho da Ascenção do Senhor em São Mateus, fala da pastoral da comunicação neste momento sem missas presenciais, sita mais trechos da sagrada escritura e em tom de crítica diz: “Assuntos acadêmicos” mas não se explica e fica sem sentido. Não fala em fakenews, não fala em desinformação, não fala dos milhares de mortos notificados e não notificados, e permanece raso sem sentido e conexão com a vida, profere uma benção que não significa nada para os católicos em sua fé abalada pela morte e os anseios de um Cristo Consolador e Libertador!

Qual o problema dos acadêmicos? Será esse um assunto mais importante para o povo ou a gloria de Deus? Estes acadêmicos têm que papel histórico? Estavam eles olhando para o Senhor na Ascenção e incrédulos negavam sua glória com fakenews? Não foram eles pregar seu evangelho até os confins da terra e por isso ou outro motivo merece ser citado em tom de crítica? 

...completamente sem sentido e conexão com os 11 discípulos que foram para a Galileia, a periferia da existência humana, as favelas, as Comunidades Eclesiais de Base, as comunidades indígenas e quilombolas, os segregados homossexuais, as comunidades urbanas atormentados com as milícias, o trafico e as operações de morte da PM, onde toda sorte de necessidades se faz presente e nossa missão faz sentido. “Eu estarei convosco todos os dias até o fim”

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Livres


LIVRES
"Sylvio Neto"

I
Impunemente
queimou os livros
antes mesmo de ler
Miserável mente

II
Pôs os braços
janela afora
e atirou...
os livros sobre
a multidão

III
Apertado, no centro
- da cidade...
encostou a cabeça
na parede
bunda pra rua
aliviou-se...
na higiene, página XVI
A Gênese do Discurso

IV
Toda a casa, percorrida
pousou sobre estantes
armários, gavetas...
agora, desfolhada
entre sangue e miolos
jazem a bíblia e Vera
na verdade que é

V
O vento, invade janela
adentro, a sala
desfolha os livros sobre
a mesinha de leitura
sacode as cortinas, sopra 
arranca da brochura
uma página
jogando-a na rua:

"(...) OFÉLIA
Ó, ver tão nobre espírito assim tão transtornado!
O olho, a língua, a espada do cortesão, soldado, sábio,
Rosa e esperança deste belo reino,
Espelho do gosto e modelo dos costumes,
Admirado pelos admiráveis – caído assim, assim destruído! (...)"

Hamlet/Shakespeare

sábado, 16 de maio de 2020

Liberdade (14 de maio) - por Fábio Emecê


Me apaixonei pela liberdade
conversei com ela até tarde
servi um café
tinha um biscoitos na dispensa 
ser livre, aaaaaaaaaah 
é uma recompensa 
ela me contou a ironia 
de usa-la pra tortura e letargia 
com um tratado raso 
legitimador de falsos pelos dourados 
cabelos maculados 
gadgets clonados 
textos sublinhados 
passos macaqueados 
a liberdade chora 
pois ela não sabe o que fazer agora 
eu que a ouço até a essa hora 
tenho a sensação que não consigo conquista-la 
ainda mais com informações cruzadas 
servidores de armas e fardas 
de vídeos de desgraças 
de torturas 
expatriamentos 
de total negação da origem do nosso nascimento 
subjugação aos holofotes 
abandonados a qualquer tipo de sorte 
Sorte não! 
Grita a Liberdade 
Sorte não! 
Grita a liberdade 
tenso mesmo 
é meu nome ser usado por todo tipo de covarde 
que não sabe meu espaço 
nem sabe minha idade 
cativam os que tem vontade 
dos pequenos 
a maior contrariedade 
para 
sorte não 
nem você que me ouviu 
não sabe o que isso, não! 
A liberdade tá indo embora 
apossaram das técnicas, das tréplicas 
agonizo nas estéticas 
não tenho mais nada na dispensa 
quem se contenta? 
Tenta conquista-la 
vale a pena?

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Poema do nosso Jardim que sempre foi e que nunca cessou em mim.

Sempre estarei em tua vida
quer você admita ou não
tua riqueza começou aqui
na palma de minha mão


Foi aqui que respeitei e amei

o rio de tua alma
a força de tua entranha
e triste, assisti, revelar-te
estranha...


Nunca saiu de minha memória

o toque de tua mão, o beijo
de teu coração...
e se nosso jardim, existe
hoje, no cultivo alternativo
de tua outra, história


basta-me saber, que não há

minha história sem tua memória
e nunca haverá tua memória
sem minha história


Espero não haver outra lida

outra partida, outra vida
se houver, a minha revelia
comprovar-se-á, deus, senhor
e nosso eterno e infindável amor


Sylvio Neto



(muito triste o amor que não acaba e nunca desiste...fazer o que né?)

domingo, 10 de maio de 2020

Papo com Russa – Moto Girl


Russa – Moto Girl – Balneário Camboriú

1-Você conhece outras Moto Girls?
Russa: Poucas, amigas nenhuma, mas conhecidas umas três.

2-Como é Trabalho Moto Girl?
Russa: Praticamente é o mesmo do Moto Boy, eu vou um pouco de vagar, que tenho um pouco ou mais medo de bater e cair no restante é igual.

3-È sua principal forma de renda, de trabalho?
Russa: Sou empresária, tenho uma empresa  de costura e confecção!

4-Oque vc mais gosta no trabalho de Moto Girl?
Russa: Gosto de andar de moto, pra mim não tem tempo ruin assim.

5-Oque vc não gosta no trabalho de Moto Girl?
Russa: Quando demora muito o pedido, eu odeio, e a desigualdade também.

6-O maior perigo que já enfrentou na rua ou no trânsito?
Russa: Muitas das vezes andando os carros fecham os motoqueiros, então é muito difícil você ali segurar, se vc estiver meio desatento, você vai rodar, então tem que estar muito bem atento pra não sofrer acidente.

7-Nos Grupos da ruas que vcs ficam qual o papo que rola?
Russa: De tudo, rola de tudo, todo tipo de papo.

8- Qual o maior interesse?
Russa: Quantas entregas, a demora, quanto cada um fez.

9- Já que se reuni porque não montar um sindicato?
Russa: Então, Isso não sei responder

10-Consegue fazer manutenção da moto?
Russa: Sim

11-Moto Girl pode ser ao mesmo tem: Vaidosa e Cachorro louco!
Russa: Pode, eu sou os dois, há há! Isso é literalmente Eu. há há!,

12-Fale um sonho?
Russa: Eu sonho em sempre poder, tipo assim, ser coração, entendeu? Mais coração do que reação, penso em ajudar muitas pessoas e eu já consegui muitas coisas que eu já sonhei, entendeu? Meu sonho hoje é ajudar quem não tem, entendeu? Quem não pode ter a oportunidade de ir em algum lugar, de fazer alguma coisa, de comer algum coisa, se eu tenho eu sempre ajudo!

13-Fala um projeto de vida?
Russa: Tenho vários, tenho um projeto de um restaurante, que eu quero montar aqui, que foi pra isso que eu vim. E tô caminhando pra ver oque vai dar.

14-Conte uma Estória engraçada, pra encerrar?
Russa: Uma estória? Vou falar uma boa, que gostei, fui fazer uma entrega, peguei um pedido lá no Shopping e fui entregar na Brava, só quando cheguei lá, o pedido já tinha sido entregue, e ai mandei pro chat, o cara me deu uma gorjeta de R$10,00 por ter ido, e ainda fiquei com o pedido pra mim pois estava fechado, o pedido de R$300,00, comi 3 dias. Há há! Uma das melhores que aconteceu, até agora!

15-Mensagem pra meninas que pilotam?
Russa: Meninas! Quero dar muita força pra todas que estão nessa correria, na luta do dia-dia, porque não é fácil levantar da cama, entendeu? Não é fácil você sair! Sem agradecer a Deus, todo dia muito coisa, carro, moto e trânsito. Então quero dar o maior apoio, muita força pra todas que estão nessa correria, nessa luta e dizer que é só sonhar e agradecer que tudo vocês conseguem!

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Rebelião - Novo Single / Mini Documentário



Minha Primeira banda de Metal foi o Inox, com Sudré, e Paulo Hans (Garage), depois toquei em outras, mas desde dos anos 80 que o metal vocaliza a atitude do Jovem inconformado, desencaixado de uma sociedade de padrões de consumo e de cultura, mesmo sabendo da interferência colonial de bandas gringas que serviram também para  enriquecer organizações do sistema do que dar voz aos jovens que por diversão  lotavam seus shows e compravam seus discos.

O Metal se consolida no cenário mundial nos anos 90, o mainstream da música já programava Metalica e outros, no Brasil o Sepultura é o representante. Mas depois dessa maturidade balzaquiana vem os questionamentos. Eu tinha 17 anos e hoje 53, seria impossível que o Metal passasse a vida inteira sem amadurecer sua atitude, sua contundência com seu público?  Considerando que a arte é Livre, entendo que a energia da  mulekada nem sempre é alienante, carregam com sigo aflições existências assim como no primeiro Disco pai do Metal no Mundo: Black Sabbath. Jovens ingleses, pobres e no caso do Tommi um trabalhador de chão de fábrica onde perdeu parte do dedo, trazia nas letras uma critica principalmente a sociedade de consuma e guerras da época.

Do século XX para o XXI já considero que o Metal esta fora do Mainstream, volta ao underground de onde saiu prematuramente, isso não enfraqueceu seu poder de atração dos jovens porque os conflitos ainda gritam na mente da geração “Z”, a diferença é que bandas como Confronto, Desalmado e outras assimilaram esse amadurecimento social desde sempre e assim vieram letras em português, sonoridade próprias, e uma atitude que até foi considerada por alguns como politicamente correta, oque considero exagero, pois linka com uma juventude da América Latina mais sensível as questões sociais, humanas e de preservação do meio ambiente.


Pra fechar esse papo, saúde o mini documentário “Rebelião” por sua iniciativa corajosa em um momento de extrema fragilidade dos direitos individuais e coletivos, o endereço é pra molekada, mas posso dizer que os tios que bateram cabeça nos anos 80 e ainda não pararam pra pensar sua atitude contemporânea, tem motivos pra fazê-lo ouvindo a porrada visceral de "Rebelião" do Desalmado. 




¨REBELIÃO¨ (letra)

Farsa orquestrada

Democracias manipuladas e usurpadas.

Estado inconsciente

É tempo de despertar

Insurgência e rebelião!

Abutres querem sangue militares sempre a postos a repressão

Estado inconsciente É tempo de despertar Insurgência e rebelião!

Destruir a maquina sanguinária de exploração!

Armas carregadas empunhadas para a revolução!

Esmague os fascistas!

O desejo da morte,
O exercito fascista alcança o poder

Mobilizar, Organizar, Enfrentar
Esmaguem os fascistas

Censura perseguição, preparação do massacre! Tirania capitalista

Resistir, Confrontar, Esmagar o fascismo

Ditadura silenciosa, Aliena a nossa mente 


Instrumentos de persuasão, ocultam a razão