terça-feira, 31 de março de 2020

Ditadura nuca mais!

No dia 31 de março 1964 eu trabalhava na Pontal, metalúrgica na Vila Carioca, Ipiranga. Eu tinha 21 anos, eram momentos de muita tensão, pois a elite brasileira através da imprensa, fomentava mentira atrás de mentira contra o Presidente João Goulart.

Três palavras nos jornais, bem grandes, mostravam que o comunismo estava chegando e que seria o fim do país, que Goulart teria que sair fora. Eu, ainda na minha visão otimista de operário, achava que nós íamos resistir, mas para nossa surpresa sonhávamos que alguns militares não iriam aceitar e o povo ia pra rua, mas isso não aconteceu.

A partir do dia 1 de abril o golpe se deu e começou a repressão nos sindicatos, prendendo pessoas, lideranças e nós que não acreditávamos nisso, começamos a nos sentir derrotados e frustrados. Lamentavelmente a maioria dos brasileiros já conhecem essa história.

Eu, particularmente, comecei a frequentar o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo neste período e fui tentando ler tudo o que eram informações sobre o comunismo, pois essa era a desculpa do golpe. Para minha decepção, eu vi grupos ligados a igreja e em nome de deus, fazendo manifestações de apoio ao golpe e a repressão continuou violentamente.

A decepção é que hoje eu vejo que são as mesmas palavras de ordem que a elite tinha na época. Alguns setores ligados a elite brasileira, principalmente as igrejas pentecostais e grupos políticos de hoje, dizem que os comunistas são culpados por toda desgraça que o Brasil vem passando. É muita ignorância, é muita desinformação.

Nós temos que trabalhar para combater isso, precisamos informar o povo, porque a pregação de que o comunismo é o causador de tudo é falsa, é maldosa e cretina. O que os comunistas pregaram até hoje foi igualdade, liberdade de expressão e oportunidade para todos, principalmente os pobres que não tem nenhuma chance de crescer na vida.

Não vamos desanimar, nós temos que achar meios. Jamais esmorecer, pois nós temos a razão: lutar pela paz, igualdade social, contra a miséria e pela independência dos povos.

José Ferreira da Silva, Frei Chico

Um comentário:

guacoloco disse...

Este texto é do Frei Chico, em sua simplicidade mostra a caminha pra liberdade e um exercício de todos em todo dia!
Saudações Camaradas.